Editorial
Pessoal, feliz natal e próspero ano novo a todos.
Vocês já repararam que quase tudo nesse mundo é transitório?
Há pouco tempo falava-se muito do surgimento de uma "nova economia" onde empresas virtuais estariam lucrando muito mais que as empresas de tijolo.
Hoje em dia o discurso mudou (ex: queda da ENROM).
A moda é transitória, os governos são transitórios, e ultimamente os empregos andam muito transitórios. Tanta mudança é estressante...
Aproveitando o natal, gostaria de chamar a sua atenção para algo não transitório: o cristianismo.
No começo do cristianismo, os apóstolos anunciavam algo meio inacreditável: "Jesus Cristo ressucitou".
Nessa época, houve uma forte oposição de vários judeus à mensagem que os primeiros cristãos pregavam; inclusive, vários foram mortos.
Eles foram proibidos de falar sobre Jesus Cristo e é nesse contexto que acontece o relato de Atos 5:
27 Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, 28 o qual lhes disse: "Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem". 29 Pedro e os outros apóstolos responderam: "'E preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! 30 O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro. 31 Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. 32 Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem". 33 Ouvindo isto, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. 34 Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. 35 Então lhes disse: "Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. 36 Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. 37 Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. 38 Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; 39 se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus". 40 Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram ir.
Se a mensagem dos apóstolos era de Deus, então eles não seriam derrotados. De fato, eles foram vencedores embora, segundo a tradição, muitos foram mártires.
Nessa época, onde nossos empregos são transitórios, podemos encontrar paz e alegria no Eterno.
Mais uma vez: Feliz natal a todos e estaremos deixando de enviar este formidável boletim :-) até Janeiro de 2002 (ie, se eu não errar na programação do crontab).
ps: Papai noel não existe!