8-3-02 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum |
speedy |
### Versão 6.0 e posteriores ###
Primeiramente, você precisa ter um modem ADSL externo (o modelo interno pci não possui drivers) e uma placa de rede configurada em seu sistema.
A configuração dela pode ser efetuada pelo aplicativo Linuxconf (como root somente). Se já tiver uma placa configurada, pule este passo:
[root@localhost]# linuxconf |
Na área "Ambiente de rede" --> "Nome da máquina e dispositivos IP de rede".
No campo "Dispositivo de rede", selecione eth0 (a primeira placa de rede) e, no campo "Modulo do Kernel", aperte control+x e selecione o módulo de sua placa de rede (ele varia conforme o modelo). Lembre-se que, se ela for ISA, vc precisará especificar seu endereço hexadecimal e irq. Placas pcis são localizadas automaticamente no sistema depois de seu módulo ser habilitado.
Mude o campo acima chamado "Modo de Configuração" de "Manual ( )" para "Dhcp (X)".
Saia da configuração de placa de rede e direcione-se para "DNS - especificação do servidor de nomes". Preencha o campo "IP do servidor de nomes 1" (informe-se com seu provedor quanto a isso, pode haver mais de um). Saia do linuxconf ativando as mudanças.
Digite:
[root@localhost]# route |
Para verificar se há uma rota padrão (default). Se existir, vc já está conectado.
Para desligar sua conexão, digite:
[root@localhost]# ifdown eth0 |
Eu tenho 2 speedys ligados no mesmo servidor, um como rota padrão e outro como backup. Gostaria de saber se alguém sabe de algum script que fica verificando o primeiro speedy, se ele cair automaticamente o script muda a rota padrão para o segundo speedy. Obrigado.
Wendelmaques Rodrigues Pereira URL: http://www.xlinuxnews.com.br
Talvez seria mais interessante o Cluster nesse caso. Também você pode usar NAT (IPtables), para distribuir esse processo de forma transparente, para que quando uma rota não operar mais ela usar a outra rota. Algo em shell scrip ou outra coisa mais sofisticada é possível. Mas para essas quetões de alta disponibilidade (é o que percebo no seu caso), penso em cluster um transparência da transmissão de dados na rede. Procure saber mais sobre o iptables para esse tipo de tarefa. É um recurso muito poderoso que cai bem nessa sua questão.