Editorial
O último boletim enviado antes desse foi em setembro de 2002. Alguns leitores me perguntaram o motivo de se ter parado com o boletim. Basicamente foi que eu saí de férias, emendei com uma licença prêmio, fiquei de fato longe da internet(o que pode ser muito bom) e aí acostumei a não gerar mais boletins. Mas nesse ínterim sempre me perguntei: vale a pena continuar o ViaLinuxis? E eu sempre vi duas respostas:
1. Não vale a pena:
- o ViaLinuxis tem sido algo não lucrativo. Após dois anos de ViaLinuxis foi possível se criar um base de uns 2000 assinantes, sendo que o interesse maior da maioria dos leitores parece ser mesmo o de apenas tirar dúvidas.
- Lidar com o público não é fácil. Existem pessoas compreensivas e outras intolerantes. Existem pessoas mais egoístas e outras altruístas. Ninguém foi cadastrado sem a sua própria vontade (basta ver que o cadastro exige a confirmação). Para sair basta clicar no botão porque a opção "unsubscribe" já vem marcada no boletim; mas de vez em quando aparece alguém insatisfeito que resolve mandar uma mensagem sem sentido...
2. Vale a pena:
- o ViaLinuxis me forçou a estar em atualização constante. Alguns leitores me mandavam coisas do tipo: "você viu o que saiu publicado em ... ?" E isso me despertava a atenção para as últimas reportagens.
- cheguei a conhecer no fórum de Porto Alegre em 2002 muita gente interessante ligada ao Linux. Acabei me sentindo como aqueles fãs de astros famosos ao ver algumas celebridades mundialmente conhecidas.
- o ViaLinuxis é um grande desafio. Construir um sistema que ajude o usuário a localizar a resposta para suas dúvidas com base em perguntas/respostas anteriores e outros documentos na internet é um bom desafio para quem trabalha com processamento de linguagem natural. Nunca cheguei a publicar um artigo sobre isso mas espero fazê-lo. O ViaLinuxis se bem construído poderia se transformar em um sistema que pudesse estar focado em outros assuntos. O ViaLinuxis pode servir como um laboratório de idéias: será que tal idéia de fato auxiliou o usuário? qual foi o reflexo disso no comportamento dos usuários?
- Algumas possibilidades do boletim não foram exploradas: o ViaLinuxis pode servir como um mecanismo de levar alguns projetos ao público e pedir colaboração. O grande projeto que estou pensando agora é o seguinte: Eu quero escrever um livro sobre sistemas operacionais, mas se eu escrever este livro com vários co-autores o livro pode ficar bem melhor. Acredito que falte um livro que contenha um conjunto de experiências a serem realizadas com o kernel do sistema operacional Linux. Assim teria que se ter experiências que fizessem alteração na alocação de processos, no gerenciamento da memória ou mesmo em relação aos dispositivos de I/O. Vou detalhar esta idéia no próximo boletim; mas se alguém se interessar por esta idéia mande me um email.
- embora eu tenha ficado muito tempo parado, é interessante ver como existe uma inércia por trás do ViaLinuxis: a última inscrição no boletim foi feita hoje mesmo. Isso também pode ser visto pela grande quantidade de perguntas que ocorreram mesmo após o boletim não ser enviado. O resíduo (último mês) segue em anexo.
É isso aí, o vale a pena ganhou. Estamos com o ViaLinuxis reloaded !