16-9-03 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum |
máquinas Windows acessam o ViaLinuxis |
Editorial
Uma análise preliminar dos logs do apache referentes ao ViaLinuxis mostram que cerca de 90% das máquinas usam Windows, sendo que cerca de 40% delas usam Windows NT. O resultado nos surpreendeu e nos faz pensar que:
Com base nestes números não é possível dizer que o Linux perdeu, mas com certeza, o Linux está sendo menos usado do que supúnhamos para a navegação na web. Alguns motivos que levam uma pessoa a navegar com o windows provavelmente são: dificuldade em configurar o acesso à internet (muitos fabricantes, além de não criarem drivers para o Linux, não deixam as informações em aberto para que estes drivers sejam criados); vários sites foram feitos para máquinas windows e a MS acabou dando mais velocidade e leveza ao Explorer (e, observando a proliferação de vírus, criou um meio - incluindo o Outlook - mais vulnerável a ataques também).
O grande número de máquinas com windows NT que nos acessam mostram que existe um grande interesse por parte de pessoas jurídicas (empresas, escolas, etc.) em instalarem ou configurarem seus servidores Linux. Esta afirmação precisa de ser analisada com mais cuidado, mas a fizemos pressupondo que a "pessoa física" praticamente não usa windows NT.
Assim, existe uma tendência de que o Linux seja usado primeiro nas empresas (em servidores) do que nas casas. As empresas devem buscar o uso do Linux para reduzir custos (economizando com licenças, software, etc.) e criar produtos mais competitivos.
A respeito do "open source" encontrei o seguinte em http://www.linas.org/theory/freetrade.html:
This intellectual property (the body of all open source code) can be exploited by all at a very low cost. This low cost software represents a 'savings' as compared to proprietary, high-cost software, and a business can exploit these savings, lower their costs, increase their profits, and pass the remainder on to the consumer. These savings apply a powerful economic incentive for businesses, large and small, to adopt Linux in favor of Microsoft Windows, in order to become more competitive in their sphere of competition. Thus, in this way, open source can be, and is becoming a powerful global economic force that will not be diverted.