23-9-03 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum |
O Linux é ruim? |
Em geral, as críticas estavam mais concentradas em problemas de configuração. Uma pessoa comentou sobre a falta de padronização no Linux: a própria conectiva já fez diversas alterações em aplicativos de configuração deixando o usuário confuso; além de alterações de configuração no apache, squid, etc. De fato, ele tem razão dado que os aplicativos de configuração variam de uma versão para outra e entre distribuições, principalmente nas versões mais antigas tornando os upgrades dolorosos, mas nas novas, os upgrades costumam ser mais suaves.
Um outro comentou que a interface gráfica é muito pesada em máquinas simples. (como sugestão tente o window maker).
De qualquer modo, estes "problemas" fazem lembrar daquela estória que compara os sistemas operacionais a aviões. Na estória as pessoas que viajam pelo avião Windows são embarcadas no horário, a tripulação é bonita, gentil e elegante, o avião é confortável, porém, quando está a 10.000 metros de altura e voando na velocidade do som, inexplicavelmente explode matando os passageiros (quem nunca foi vítima de um travamento inexplicável, perdendo arquivos ou tempo de processamento?).
Por outro lado, as pessoas que viajam pelo avião Linux vão para o aeroporto levando uma caixa de ferramentas e um pedaço do avião e lá juntam as partes e começam a viagem. A grande diferença está na filosofia, quem usa Linux tem mais recursos para saber como cada parte funciona e ajustá-la adequadamente à necessidade, mas isso demanda tempo, dedicação e muita paciência.
autor: José Fontebasso Neto, Mestre EPUSP