Area: Inteligencia Artificial
sub-area: Processamento de Linguagem Natural

Objetivos gerais

A linguagem natural é aquela com a qual nos comunicamos (ao contrário da artificial como C, Fortran, etc.). Exemplo: português, inglês, etc. Este processamento pode ser sobre textos escritos ou voz. A nossa pesquisa em processamento de linguagem natural enfoca textos escritos. Nesta área diversos trabalhos estão sendo realizados mundialmente e envolvem etiquetadores (associar cada palavra à sua categoria morfológica dentro de um contexto), analisadores sintáticos, e em especial "machine translation" ou tradução automática. A tradução automática envolve a análise do texto de entrada (através de etiquetadores e analisadores sintáticos) e a conversão para o texto de sáida. Este trabalho é realmente sofisticado e é nele que estamos concentrando mais esforços.

Equipe

Trabalhos publicados

Curso de pós-graduação: processamento de linguagem natural

Veja: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/pos99.html Pelo programa do curso, pode-se observar que estamos procurando utilizar tecnicas de machine learning no aprendizado de características da linguagem. Um exemplo bem sucedido eh o etiquetador de Eric Brill (ver pos99.html). Este etiquetador eh um programa que associa a cada palavra de uma sentenca a sua etiqueta ou categoria morfologica. Por exemplo: em "the machine will display it", a palavra "display" eh um verbo e nao um substantivo e o etiquetado consegue neste caso descobrir isso.

Convite

Junte-se a nós! Se você já parou para pensar como adquirimos a linguagem, ou porque podemos classificar um objeto como "mesa" sem que nunca o tivéssemos visto antes, ou até que ponto informações são perdidas e/ou acrescentadas no processo de tradução, venha e fale conosco.