Editores famosos no Linux
Veja dicas sobre editores de texto (xmodmap,abiword,staroffice,etc.) em: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/i1.html
emacs
-
desenvolvimento de software.
-
Faz identacao automatica dependendo da linguagem de programacao com que
se estah trabalhando.
-
Pode ativar debuggers de dentro do emacs.
-
agenda
-
comunicacao com sistema operacional
-
altamente configuravel
-
staroffice
-
eh pesado, busca imitar o office da Microsoft
-
instalacao,
-
via CD-ROM
-
via ftp: pode ser feita do linusp.usp.br
- Ativação do staroffice
-
cuidado: no RedHat 6.1 (e em todos os demais em geral) a acentuacao nao
funciona.
configuração da acentuação
emacs Comigo sempre tive problemas com acentuação, a menos quando trabalho no emacs (ele sabe alterar o teclado à sua maneira). O grande problema é que cada programa está fazendo as suas coisas à sua moda.
xmodmap O jeito mais racional de lidar com o teclado dentro do X-windows deveria ser apenas alterar a configuração do teclado através do xmodmap. Veja http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/b000426.html .
script de configuração Outra possibilidade é usar o script em http://jefferson.computers.webjump.com/ (sugerido por alguém ao Rubens Queiroz). Eu testei e tive alguns problemas porque ele fez mais modificações em meu sistema do que eu estava esperando. Se você é um usuário novato que faz questão de usar o staroffice este script pode ser uma boa pedida porque, segundo meus testes, o staroffice 5.1 passa a acentuar direito com este script.
auto-correção no staroffice O mestrando Alexandre-PCS usa a seguinte estratégia no staroffice: apenas acertou o modo para corrigir as palavras à medida que edita. Existem incovenientes como por exemplo, se quiser digitar "café" ele digitaria "caf" e depois "e'". O "e'" é convertido em "é" e depois ele tem de juntar com o "caf". A vantagem é que você não desconfigura a forma normal de se interagir com o Linux como um todo.