Instalação do Software
Veja dicas sobre a instalação do Linux no boletim ViaLinuxis, incluindo dicas de colocá-lo em rede local: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/i5.html
O computador deve bootar com Linux:
-
Alterar o setup da bios para que o boot seja dado pelo CD-ROM.
-
Colocar o CD-ROM do Linux (ex: RH6.1) no driver.
-
Bootar o computador.
As telas que aparecem na instalação do RedHat 6.1
-
tela inicial Caso você não entre no modo gráfico é porque o Linux não conseguiu identificar sua placa de vídeo corretamente. Continue o processo de instalação em modo texto. A sequencia dos tópicos será a mesma.
-
linguagem Selecione a linguagem que você usará no processo de instalação.
-
mouse
-
wellcome
-
tipo de instalação
workstation - não instala o servidor web apache.
server - não instala o gnome.
Vamos instalar primeiro como workstation e depois a instalação do apache será feita a parte.
-
partição do disco -1 Se você tiver com apenas um disco em sua máquina contendo o Linux pode deixar que a partição automática. Caso contrário recomendo a partição manual para que você saiba o que está acontecendo. Já perdi dois winchester na instalação de um RedHat mais antigo por deixar a partição automática. Ele apagou as partições sem me avisar. Atualmente ele avisa que vai apagar, mas tenha pleno conhecimento (fazendo manualmente a partição) do que vai ser apagado.
-
partição do disco -2 o disco em IDE1-master contendo o windows-95 é o hda com uma partição, o hda1. O disco IDE2-master é o hdc. Ele foi particionado em hdc1 onde estará o Linux e hdc5 para a área de swap (segundo meus testes, não marque o disco -hda ou hdc- ao editar a partição de swap, parece ser um pequeno bug do RedHat). Na figura, estou colocando todo o Linux em uma partição somente e marcando que ela corresponde ao diretório raiz '/' na estrutura de diretório.
-
configuração das partições
-
mensagem de alerta - as partições de hdc serão apagadas
-
partição a formatar. Recomendo que verifique por bad blocs caso seja sua primeira tentativa de instalar o Linux!
-
placa de rede Neste caso, ela foi identificada no processo de instalação. Funciona bem para placas famosas Plug&Play como a 3com. Se começar a ter problemas com placa de rede, compre uma placa famosa. Seu tempo vale mais que a dor de cabeça que você vai enfrentar.
blemas com placa de rede, compre uma placa famosa. Seu tempo vale mais que a dor de cabeça que você vai enfrentar. Se você não entrou nessa tela e tem placa de rede, experimente linuxconf depois da instalação.
-
os números de configuração. Aqui eu cometi um grande deslize na apresentação da palestra -os números ficaram em minha mesa na Poli- e tivemos números errados, mas não percebi isso nesta etapa durante a palestra. O computador acabou não entrando bem na internet embora o ping até o gateway funcionasse! Estes eram os números corretos.
-
Sua localização. informação de onde está o computador no mundo para marcação de tempo.
-
senha do root O root é o administrador do sistema. Coloque uma senha (use 6 caracteres no mínimo). Além do root, crie um usuário normal. É melhor você sempre se logar como usuário normal para evitar de danificar arquivos importantes (no caso de ser root).
-
configuração da parte gráfica. Não foi possível identificar o monitor de vídeo provavelmente porque ele não era plug&play. Nesta etapa, o monitor de vídeo será escolhido vendo a lista de monitores. Se seu monitor for velho e não se encontra na lista você estará correndo risco de queimá-lo caso decida chutar um monitor e configurar o X-windows de forma que exija frequências horizontal e vertical altas demais para o monitor. Você pode pular esta parte. Depois de instalado você terá que configurar o X86 usando um programa como o xf86config ou editar o XF86Config em /usr/X11R6/lib/X11 ou /etc/X11. Para fazer isso, você terá que fornecer as freqüências horizontal e vertical de seu monitor que deve ter vindo junto com o manual do monitor. Caso você tenha perdido o manual, coloque frequências baixas. Outra dica é que, nesse caso, não queira usar o seu monitor com resoluções altas e nem com muita cor (contente-se com cores de 8-bits).
-
teste do X-windows.
-
o teste acabou e voltou para a tela anterior. Não se esqueça de clicar pedindo a configuração do X - "customize X...".
-
configuração do X se seu monitor é pequeno ou velho seja modesto. Peça pouca resolução e cores. Durante execução você poderá chavear entre modos usando Control/Alt/+ ou Control/Alt/-.
-
carga do winchester Irá começar o processo de transferência de arquivos para o winchester
-
formatação o winchester antes, o disco será formatado. Você pode achar que o micro travou caso tenha pedido para verificar os bad blocks. Aguarde.
-
preparando-se para instalar.
-
agora está havendo a carga do software no disco. Para o gnome workstation demora meia hora para transferir os 535M no computador que estava sendo usado - um K6.
-
acabou a instalação.
Depois do exit apareceu esta tela