O Laboratório de Automação Agrícola é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
É formado por uma equipe multidisciplinar que envolve professores, alunos de graduação e pós-graduação, além de colaboradores.
O LAA - Laboratório de Automação Agrícola foi fundado em 1989 com o objetivo de desenvolver e aplicar Tecnologia da Informação ao Agronegócio.
A chamada automação agrícola vem se desenvolvendo significativamente no mundo e em menor escala já está sendo adotada em várias atividades no Brasil. Exemplos são a eletrônica embarcada em máquinas, a agricultura de precisão, o controle de ambientes, a robótica e o processamento pós-colheita. A tecnologia disponível é predominantemente importada, e é necessário um maior esforço nacional para desenvolver, dominar e disseminar tecnologia própria, particularmente naquelas situações que são peculiares ao país. A maior interação entre os diversos atores do setor agrícola é uma condição importante para a melhor utilização dos recursos disponíveis, e também para aumentar a competitividade internacional do país.
Desde 1999 o grupo passou a trabalhar também na pesquisa em TI aplicada ao Ambiente, em particular à Biodiversidade, a chamada Informática na Biodiversidade (Biodiversity Informatics), um dos ramos da Bioinformática.
O LAA tem como objetivo básico trabalhar para o desenvolvimento e a incorporação da tecnologia da informação (TI) às diversas atividades ligadas ao agronegócio e do ambiente.
A TI aplicada ao Agronegócio tem um papel importante a desempenhar, e pode contribuir para a modernização e competitividade desse setor que é de grande importância econômica no Brasil.
A aplicação da TI ao ambiente tem como objetivos auxiliar a realização de pesquisas e aumentar o conhecimento, auxiliar a divulgação desse conhecimento junto à sociedade, e prover apoio à tomada de decisão sobre o uso sustentado dos recursos naturais.
Do ponto de vista da TI, entre os assuntos de maior interesse podem ser destacados a pesquisa e o desenvolvimento de:
Do ponto de vista da aplicação, essas tecnologias têm sido aplicadas a: