projeto BioAbelha visa estudar as abelhas como importantes polinizadores na agricultura, na segurança alimentar e na conservação de plantas
Objetivos: avaliar as interações entre a planta e polinizador, a dinâmica de populações de abelhas nativas, os problemas na produção e uso na agrcultura de ninhos de abelhas e ferramentas de tecnologia de informação para pesquisa e extensão em serviços ambientais.
Parceiros: Laboratório de Automação Agrícola-LAA da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, Laboratório de Abelhas do Instituto de Biociências da USP – IBUSP, Grupo molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Departamento de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos.
Leia mais...
Sistemas de monitoramento, tomada de decisão, recomendação e intervenções para aplicação de fertilizantes em taxa variável e avaliação de indicadores.
Uma série de atividades serao conduzidas visando à insercao do conceito de utilizacao de sensores ativos e de imagens orbitais como indicadores de estresse, especialmente relacionado à adubação nitrogenada, prioritariamente nas culturas da cana-de-açucar, algodão, trigo e milho e paralelamente avaliar o potencial da utilização de sensores de solo, eletroquímicos e óticos, para a implementação de algoritmos de decisão. Espera-se poder gerar indicadores para automação do diagnóstico ou a viabilização de sensoriamento em tempo-real com vistas à adubação, especialmente de nitrogênio, além da correção do solo. Assim, o esforço conjunto da equipe que desenvolverá o projeto, tem como objetivo atuar em uma ampla frente de trabalho relacionada com uma série de tipos de sensores e conceitos de sensoriamento aplicados ao manejo de lavouras e integração de informações de diferentes fontes e níveis em sistemas que permitam tomadas de decisão rápida, segura e acessível ao usuário agricultor.
SISTEMA DE CONTROLE AUTOMÁTICO PARA AJUSTE EM TEMPO REAL DOS COMPONENTES DE ATERRAMENTO E COMPACTAÇÃO DE SEMEADORAS DIRETAS.
Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de controle composto por dispositivos de sensoriamento, de atuação e de um método de controle lógico com capacidade para atuar automaticamente sobre os parâmetros operacionais dos componentes de aterramento e compactação de semeadoras diretas a partir de informações sobre a variabilidade espacial do solo, adquiridas em tempo real, e visando o desempenho de alta qualidade na semeadura direta de grãos.
Os animais polinizadores são espécies particularmente importantes dos pontos de vista ambiental e econômico, pois deles depende em grande medida a reprodução de diversas plantas, seja para produção agrícola, seja para a manutenção dos ambientes naturais.
A Rede Temática de Polinizadores da IABIN (Rede InterAmericana de Informações sobre Biodiversidade, ou InterAmerican Biodiversity Information Netowrk), ou IABIN-PTN, tem por objetivo desenvolver uma infraestrutura de software que permita integrar informação sobre polinizadores na América. Essa rede atuará como um elemento de ligação para facilitar a integração de informação biológica, ecológica e agrícola, dispersa em diversos bancos de dados, distribuídos pelos países membros da IABIN, em um sistema de recuperação eficiente.
Para atingir esse objetivo um conjunto comum de padrões e protocolos de troca de dados, bem como ferramentas para a digitalização desses dados devem ser adotados ou criados. Um outro produto importante a ser desenvolvido será um portal que centralizará o acesso público e gratuito aos dados dos diversos provedores, e que permitirá uma busca e recuperação mais eficiente dos dados, em diversas línguas. O portal incluirá dados de (1) nomes (checklists) de polinizadores (como abelhas, beija-flores, morcegos e outras espécies importantes), (2) espécimes em coleções biológicas, (3) associações planta-polinizador, (4) especialistas em polinizadores, (5) literatura em polinizadores.
O projeto é desenvolvido por um consórcio que envolve o Coevolution Institute, dos EUA, pelo Laboratório de Automação Agrícola (LAA-Poli-USP) e Laboratório de Abelhas (IBUSP), pelo Integrated Taxonomic Information System (ITIS) (EUA), e pela National Biological Information Infrastructure (NBII). O consórcio é liderado pelo CoEvolution Institute, que gere os recursos oriundos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que instituiu a IABIN. O LAA-Poli-USP é o responsável pelo desenvolvimento da rede e suas ferramentas.
Leia mais...
WebBee - uma rede de informações sobre biodiversidade brasileira em abelhas, visa integrar e disponibilizar na Internet o conhecimento sobre as abelhas brasileiras.
Com a crescente importância dos polinizadores nativos para a reprodução de plantas de interesse agrícola e para o equilíbrio de ambientes naturais, é fundamental que esse conhecimento esteja facilmente acessível para todos os públicos.
A WebBee envolve informações sobre espécies de abelhas, sobre sua criação, sobre a Iniciativa Brasileira dos Polinizadores. Com base neste trabalho que o LAA e o Laboratório de Abelhas iniciaram em 1999, surgiram os projetos ViNCES e IABIN-PTN.
Leia mais...