LABORATÓRIO DIGITAL
 
 

Introdução

 

Uma reflexão

A difusão de produtos com circuitos digitais embarcados é uma realidade, que vem aumentando rapidamente. A computação vestível é apenas uma das áreas que saiu das pranchetas de projeto para o uso diário das pessoas em geral. É claro que ainda não temos circuitos integrados implantados no nosso corpo, mas o uso de dispositivos móveis, como os celulares, permite o uso de aplicações impensadas há apenas uma década atrás. O Google Glass com seus recursos de realidade aumentada permite que as pessoas consultem dados sobre onde caminham sem precisar de um guia de viagem ou perguntar "onde fica a veterinária...?". As pessoas tem muita dificuldade de imaginar como era o mundo antes da Internet. "Como eles faziam?" perguntam alguns jovens em conversa sobre seus pais e avós.

Por trás de todo este avanço estão as tecnologias de diversas áreas de conhecimento, tais como, circuitos integrados, comunicação de dados, microprocessadores, sensores, software, interface humano-computador, etc. Tecnologias estas desenvolvidas com a colaboração de engenheiros, entre outros profissionais.

Para nós, engenheiros, fica o desafio de levar esta tecnologia para frente, com o desenvolvimento de novas interfaces, aplicações e, também, circuitos digitais, que permitam elevar a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Para isto, os alunos de Engenharia Elétrica devem aprender conceitos básicos de projeto de circuitos digitais que iremos trabalhar e desenvolver nas disciplinas de Laboratório Digital.

Cabe a todos nós, professores, alunos e técnicos, trabalhar em conjunto para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, para que o resultado final seja o mais frutuoso possível.



Agora a introdução original (... em 2011)

Com a introdução da EC2 (Estrutura Curricular 2) na Poli, iniciamos no ano de 1998 uma reformulação de todas as experiências dos antigos laboratórios PCS305 e PCS308 (pertencentes à antiga estrutura curricular). A atualização do curso se fez necessária e as experiências foram alteradas para essa finalidade. Todas as apostilas foram atualizadas e as experiências, remodeladas. Algumas experiências foram trazidas da disciplina PCS 308 - Laboratório Digital II - e adaptadas para serem executadas no primeiro semestre. Algumas novas experiências foram preparadas para o segundo semestre.

Essas alterações exigiram um esforço muito grande por parte de alunos e professores para que o dimensionamento do tempo e dos equipamentos pudessem ser ajustados. Mesmo as características das experiências em si precisaram ser avaliadas. Nesse sentido todos os envolvidos devem se manifestar fazendo críticas construtivas aos esforços que foram realizados.

Agora com o início das discussões de uma nova reforma curricular (futura EC3), devemos avaliar o que tem sido feito há mais de uma década e propor modificações e melhorias para proporcionar uma melhor infra-estrutura de aprendizado no Laboratório Digital. A participação de todos é muito importante neste processo.

As disciplinas de Laboratório Digital do terceiro ano têm como finalidade primária não somente servir de base para a teoria de circuitos digitais, mas também preparar o aluno para o trabalho criativo e organizado em grupo; esse aprendizado será de vital importância na vida profissional dos alunos.

O planejamento didático para os cursos de Engenharia de Eletricidade prevê um conjunto de experimentos e constatações que vão desde um primeiro contato com instrumentos e componentes eletrônicos, até o projeto e montagem de pequenos sistemas a partir de especificações funcionais. Dada a necessidade de uma graduação quanto à dificuldade dos experimentos, o assunto é abordado por um conjunto de disciplinas práticas e teóricas que compõem os vários currículos.

Assim, no que se refere à parte laboratorial e, especificamente, a sistemas digitais, cabe às disciplinas "Laboratório Digital I" (PCS2305 e PCS2011) a parte introdutória, que enfoca as aplicações dos equipamentos mais usuais de laboratório, a análise das funções de um conjunto de componentes integrados, projeto de pequenos circuitos a partir de especificações funcionais e o planejamento de ensaios. Cabe às disciplinas "Laboratório Digital II" (PCS2308 e PCS2021) dar prosseguimento nesta sequência didática, explorando novos componentes e suas aplicações, bem como o projeto e implementação de circuitos e subsistemas de maior complexidade. A disciplina "Laboratório Digital" (PCS2355) procura trabalhar estes objetivos em um único semestre.

Paralelamente à formação tecnológica, há outros dois objetivos igualmente importantes a serem alcançados, a saber, o planejamento e organização do trabalho e a sua condução em uma equipe, além da valorização dos resultados deste trabalho através de documentação apropriada.

Aqui apresentaremos as informações e regras básicas para a condução da disciplina, objetivando o máximo aproveitamento didático.



última atualização: 06/01/2020