A área de automação, dentro da Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, abrange o projeto, implementação, implantação e integração de recursos computacionais, visando a estruturação de sistemas de automação.

        Os recursos computacionais utilizados na automação são traduzidos na forma de equipamentos de automação, como por exemplo, os controladores de célula flexível, as estações remotas de controle digital e as estações gráficas para desenvolvimento de projeto; e na forma de elementos de tecnologia de informação que englobam, por exemplo, software aplicativo, gerenciadores de banco de dados e redes de comunicação.

        Dentro deste contexto, o Laboratório de Sistemas Abertos do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais de Escola Politécnica da Universidade de São Paulo está sendo implementado com o objetivo de impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e o ensino na área de sistemas de automação.

        A estrutura do Laboratório de Sistema Abertos está constituída de três níveis hierárquicos: o nível de instrumentação, o nível de controle e o nível de coordenação, os quais suportam a funcionalidade dos diferentes sistemas de automação de forma simples e a baixo custo. Cabe ressaltar que entre estes níveis existe um fluxo contínuo de informação devido aos fortes graus de interoperabilidade e interconectividade implantados.

        Atualmente, o Laboratório possui o nível de instrumentação, o nível de controle e o nível de cordenação cuja configuração suporta uma aplicação de processos químicos e está sendo usado em pesquisa pelos alunos de pós-graduação e em atividades didáticas dos alunos de graduação do Departamento.